Tribulus terrestris é uma planta dicotiledônea da família Zygophyllaceae. Tribulus terrestris é comumente conhecido como Gokshur ou Gokharu ou abrojo e suas várias partes contêm uma variedade de componentes químicos que podem causar efeitos fisiológicos específicos. Entre estes compostos são flavonóides, glicosídeos de flavonol, saponinas esteroidais e alcalóides.
Tradicionalmente, tem sido atribuído um diurético, afrodisíacos, imunomodulador, antidiabético, cardiotónicos, hepatoprotetor, anti-inflamatória e analgésica. Por algumas décadas, uma extensa pesquisa foi feita para testar suas atividades biológicas e a farmacologia de seus extratos.
De acordo com o Blog Artes de cura, hoje em dia é amplamente utilizado por atletas e fisiculturistas com base na crença de que pode melhorar a concentração de testosterona e porque eles referiram aumentos de força, desempenho, etc … Sobre seus efeitos tem havido e há controvérsias.
Assim, existem estudos nos quais não há efeito sobre força, massa muscular ou na relação urinária testosterona / epitestosterona e, nesse sentido, o Instituto Australiano de Esportes não recomenda seu uso (3). No entanto, outros estudos concluem uma melhora no desempenho e na concentração de testosterona no sangue (4).
Quanto ao mecanismo de acção tem sido sugerido (entre outras coisas) que Tribulus aumenta a produção da hormona luteinizante com que as células de Leydig produzir mais testosterona também parece estimular a produção da hormona folículo-estimulante e estradiol.
Como sempre, quando você quer avaliar algo, é importante ir para as revisões mais recentes. Bem, em 2014 foi publicada uma revisão sistemática (meta-análise sobre o assunto é inviável hoje, pois os testes disponíveis variam em duração, a dosagem e a suplementação com Tribulus terrestris era como um tratamento único ou combinado com outros suplementos) sobre o tema da ingestão de Tribulus e aumento de testosterona.
Foi uma revisão exaustiva de estudos em humanos e animais em sete bases de dados diferentes (com estudos publicados até agosto de 2013). Os estudos foram escolhidos em que apenas Tribulus Terrestris foi ingerido e outros em que Tribulus Terrestris foi combinado com outros suplementos.
Ao verificar os resultados (e em relação à concentração de testosterona), verificou-se que um número limitado de estudos com animais mostram um aumento significativo nos níveis de testosterona no soro após a administração de Tribulus terrestris, mas não pode, em seres humanos concluir este efeito. No entanto, é verdade que quando o Tríbulus Terrestris foi combinado com outros suplementos, houve um aumento na concentração de testosterona.
Hoje, no mercado, este é frequentemente o caso (que o Tribulus Terrestris combina com zinco, magnésio, vitamina B6 , para dar alguns exemplos). No entanto, alguns atletas que consomem apenas Tribulus Terrestris (sem serem misturados com outros suplementos) relatam aumentos na força e melhoria de desempenho que eles costumavam atribuir à testosterona,
Em última análise, se o objetivo é aumentar a testosterona parece ser a escolha de suplementos com Tribulus Terrestris (com um concentração ricos em saponinas, talvez mais de 90%), em combinação com outros suplementos (como ZMA, colocando um exemplo simples).
Assim, para além de promover a libertação de óxido nítrico (o que pode provocar melhorias fisiológicas que podem resultar da ingestão de Tribulus terrestris) pode aumentar ligeiramente os níveis de testosterona e, assim, conseguir uma maior efeito fisiológico.
O post Tríbulus Terrestris como suplemento em atletas? Sozinho ou combinado? apareceu primeiro em Grandes Mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário