Já parou para pensar sobre a relação entre uma boa ovulação e a higiene bucal?
Existem estudos que comprovam que a má higienização, além de afetar a boca, pode retardar a realização do sonho de uma mulher em se tornar mãe.
Quando há uma inflamação, os agentes infecciosos penetram na corrente sanguínea através de sangramentos causados pela mastigação e escovação ou também pode ocorrer a contaminação por meio de cateteres e agulhas.
- Cáries;
- Aftas;
- Gengivites;
- Periodontites;
- Endocardite bacteriana.
Mulheres que apresentam problemas com a saúde bucal, como inflamação da gengiva,
têm dificuldades em engravidar, pois os agentes inflamatórios, quando caem na corrente sanguínea, geram problemas em todo o organismo, impedindo o seu bom funcionamento.
Doenças com origem na boca, podem atrasar de dois a sete meses os planos de uma mulher ter filhos, além de complicações que acarretam.
Problemas de saúde como a endocardite bacteriana – doença que afeta as válvulas e o tecido que reveste o coração -, está ligada à periodontite, que é uma inflamação severa da gengiva.
Outro perigo é para as gestantes, essas doenças bucais afetam os níveis de fluídos biológicos da mulher, estimulando o trabalho de parto prematuro.
A periodontite aumenta em até sete vezes o risco de um parto prematuro. A doença irrita a musculatura do útero e causa contrações antes do tempo.
Ademais, é comprovado que esses problemas afetam o ganho de peso dos bebês. Muitos nascem com peso inferior a 2,5kg, o que é considerado muito abaixo do desejado.
Quais medidas podem evitar esse problema?
Por mais que muitas mulheres fiquem preocupadas com a relação da sua saúde bucal e problemas com ovulação, pode-se evitar esses riscos com atitudes simples mas de extrema importância para sua qualidade de vida.
Algumas delas são as visitas periódicas ao dentista, hábitos de higienização com boa escovação, uso de fio-dental e enxaguantes bucais, além de seguirem uma alimentação saudável.
O que a ciência diz sobre o assunto?
Para os pesquisadores, doenças periodontais como a retração gengival, periodontite e gengivite são doenças causadas pela má escovação e estão relacionadas a má fertilização da mulher.
Durante o ciclo menstrual da mulher, muitos hormônios como o estrógeno, folículo-estimulante, progesterona e, principalmente, os hormônios sexuais de esteróides são secretados.
Esses hormônios são capazes de promover algumas mudanças nas fases de pré-ovulação, ovulação, pré-menstruação e menstruação.
São hormônios responsáveis pelo controle do ciclo menstrual, com a função de delimitar, desde o processo de ovulação, até o da menopausa
As diversas fases do ciclo menstrual estão correlacionadas com o volume do fluido gengival e os períodos mais importantes que influenciam diretamente na gengiva são os de ovulação e de pré-menstruação.
Grávidas podem ir ao dentista?
Devem! Durante a gestação, as visitas ao dentista são relevantes, porém, antes de tudo, o profissional deve ser informado sobre a condição atual da mulher.
Ao contrário do que muitos dizem, o uso de lente de contato dental durante a gestação não é um risco para o bebê quando acompanhado por um profissional especialista. No entanto, o método pode esperar até o final da gravidez.
Esse procedimento que virou o queridinho dos vaidosos exige alguns cuidados especiais, mas as mulheres ainda podem manter o sorriso bonito.
Por conta do enjoo que muitas gestantes sofrem, a higiene da boca não é feita devidamente, o que gera uma diminuição do ph da saliva.
Ir ao dentista é recomendável. Uma limpeza nos dentes, além de ser um cuidado com a higiene, é importante e seguro tanto para a saúde das mamães, quanto para os bebês.
No caso de lente nos dentes, o profissional tomará os devidos cuidados e irá alertar a mulher sobre as precauções a mais que a sua condição exige.
O pré-natal odontológico é de extrema importância para todas as gestantes, por questões de saúde e também de autoestima, já que se trata de um período em que muitas mulheres estão mais sensíveis em relação à aparência.
Procedimentos como faceta dental também exigem um pouco mais de atenção e cuidado por se tratar do desgaste do dente. Os resultados são incríveis, tanto por questões funcionais, quanto pela estética.
Por mais que haja alguma limitação em alguns procedimentos, se um dente quebrar ou
se a grávida fizer uso de algum elemento estético como o aparelho fixo transparente, por exemplo, o profissional dará a melhor solução e suporte necessário.
Alguns procedimentos podem ser feitos em mulheres grávidas, mas, em alguns deles, o dentista fará uma análise do risco-benefício e da urgência do caso para entender se a situação pode aguardar até o nascimento do bebê. Alguns deles são:
- Profilaxia;
- Anestesia;
- Canal;
- Extração;
- Implante dentário para gestantes;
- Uso de aparelho móvel transparente.
Observe que, seguir alguns cuidados como uma boa higienização bucal, idas frequentes ao dentista e uma alimentação saudável, levam a um bom funcionamento do organismo, desde a boca, e prepara o corpo da mulher para uma gestação tranquila.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e retenção de funcionários.
O post Sabia que sua saúde bucal afeta sua ovulação? Conheça os principais motivos apareceu primeiro em Grandes Mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário