Sabe aquele produto que está no carrinho há meses mas você ainda não finalizou a compra? Confira por que a Black Friday é uma boa oportunidade para comprar
Hoje, a Black Friday é a segunda data sazonal mais importante do ano no Brasil, ficando atrás apenas do Natal. Porém, para algumas categorias de produtos, como dispositivos eletrônicos, roupas e acessórios, a Black Friday é campeã de vendas.
O consumo de roupas é estratégico nessa data, já que está bem perto das festas de fim de ano e das férias do fim de ano. Nada melhor do que passar esses momentos com roupas novas e super estilosas, combinando com a estação!
Dados de uma pesquisa da Offerwise encomendada pelo Facebook mostra que, em relação à edição 2020, houve um aumento de 29% no número de pessoas que pretendem comprar algo, como bolsas na Black Friday. Veja quais são as principais intenções de compra para a BF este ano!
E-commerce
A pandemia fez o comércio digital explodir em escala global. No Brasil, pelo menos 7 milhões de pessoas compraram pela primeira vez através da Internet durante o ano de 2020.
Uma vez que muita gente perdeu o medo de comprar no mundo digital, essa tendência deve se intensificar na edição 2021 da Black Friday. Essa pesquisa da Offerwise, realizada com 400 brasileiros, aponta que 77% deles pretendem usar seus smartphones como principal canal de compra (número que foi de 53% no ano passado).
Além disso, 60% dos entrevistados admitiram que comentários e avaliações sobre produtos e serviços publicados em redes como o Instagram e Facebook influenciam o seu processo de compra.
Jeito de comprar
Esse levantamento também mostra que, mesmo que o online siga sendo o preferido pelos consumidores, boa parte deles vai apostar na integração entre online e offline. Ou seja: comprar online e buscar o produto na loja física. Isso une o melhor dos dois mundos: encontrar os produtos de forma rápida no site, não precisar pagar pelo frete nem correr o risco de ter atraso na entrega.
Cerca de 70% dos entrevistados disseram querer comprar nesse esquema híbrido. Outro dado trazido pela pesquisa é que a Black Friday continua sendo vista como uma grande oportunidade de obter descontos: 80% das pessoas pretendem comprar na data para obter ofertas personalizadas.
Produtos e táticas
E quais são os produtos mais procurados pelos clientes na Black Friday? Em primeiro lugar, roupas e acessórios (45%), seguido por eletrônicos (44%), celulares (41%) e informática (40%).
É importante saber bem o perfil do produto, bem como as necessidades dos consumidores a fim de criar as melhores estratégias para garantir uma boa experiência de compra. Os três principais diferenciais para atrair os clientes são frete grátis (54%), preço (51%) e qualidade do produto (48%).
Como comprar
Por ser uma das datas sazonais mais atrativas do ano, a Black Friday exige cuidado para os consumidores. Falsas promoções, dificuldades para finalizar a compra, plataformas inseguras, produto não entregue, estoque esgotado são alguns dos problemas mais frequentes registrados pelo Procon.
Por isso, existem alguns cuidados básicos para os consumidores que desejam aproveitar a Black Friday para comprar com descontos. O primeiro é pesquisar semanas meses antes da Black Friday os preços de diferentes marcas.
Nas promoções enganosas, uma empresa anuncia dar um determinado desconto, mas, na verdade, apenas subiu o preço semanas antes e o reduziu na época da Black Friday. Na prática, não houve alterações no preço — prática considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor.
Outros cuidados simples e importantes são: somente inserir seus dados bancários em sites que possuem cadeado no lado esquerdo na barra do endereço e começam por “https://”. Além disso, é bom se cadastrar nos sites das lojas que te interessam, já que isso te permite ter promoções antecipadas ou exclusivas.
O post Roupas e acessórios serão uns dos itens mais buscados na Black Friday 2021 apareceu primeiro em Grandes Mulheres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário