terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

A praticidade da fritadeira elétrica

Entenda como a airfryer pode ser útil para o seu dia a dia e veja as diferenças entre ela e a fritadeira elétrica tradicional

Se você quer cuidar da sua alimentação sem deixar de consumir algumas delícias, como batata frita e até mesmo churros, vale muito a pena ter uma airfryer em casa.

Isso porque, além de não usar óleo, esse tipo de fritadeira elétrica não espalha aquele cheiro desagradável de gordura e fumaça por toda a casa, como uma frigideira normalmente faz.

Outro ponto positivo é que existem desde modelos pequenos até maiores, caso sua família seja mais numerosa e você precise cozinhar grandes porções de uma só vez.

praticidade da fritadeira elétrica

Está interessado neste eletrodoméstico e quer mais informações? Então, acompanhe a leitura e confira todas as suas vantagens.

Por que devo ter uma airfryer em casa?

Existem dois tipos de fritadeira elétrica no mercado: a que dispensa o uso de óleo e a que o utiliza em pouca quantidade. 

A airfryer é a que não necessita de óleo e, além de prática, é a opção mais saudável.

Isso porque este modelo de fritadeira elétrica permite que você cozinhe as mais diversas receitas, desde pratos principais até sobremesas e petiscos, sem ou com uma mínima adição de óleo.

A praticidade da fritadeira elétrica 1
food cooking deep frying on hot oil.

Inclusive, vale ressaltar que a fritura não é recomendada para ninguém, pois, quando os óleos são elevados a temperaturas muito altas — sobretudo o de girassol e os refinados de soja —, eles se transformam em uma gordura ruim que, quando consumida em excesso, pode causar diversas doenças graves ao longo do tempo.

Além disso, trata-se de uma panela que funciona por meio de energia elétrica, portanto, não utiliza gás de cozinha — e essa é uma das vantagens que faz com que o investimento valha a pena.

De todo modo, outro ponto positivo da airfryer é que o preparo resulta em alimentos realmente apetitosos, mesmo as frituras sem óleo. As melhores fritadeiras ainda permitem que você asse bolos, tortas, pães e carnes.

Por fim, ao contrário de uma panela normal ou fritadeira elétrica comum, a fritadeira elétrica sem óleo é bem mais fácil de limpar, visto que é antiaderente e não usa gordura.

Portanto, se você deseja cuidar da sua saúde de forma prática e sem abrir mão dos seus alimentos favoritos, pode adquirir sua airfryer sem medo de se arrepender.

Diferença entre airfryer e fritadeira elétrica tradicional

Embora hoje em dia a fritadeira elétrica sem óleo seja a mais popular, existe uma versão anterior que utiliza óleo, em menor quantidade do que as panelas comuns. A grande diferença entre elas, evidentemente, é a adição de óleo para o preparo dos alimentos.

Enquanto a airfryer é a melhor opção para quem procura ter uma alimentação mais saudável, a fritadeira elétrica com óleo é mais voltada para o público que não abre mão da crocância e do sabor dos alimentos fritos com óleo ou gordura.

Airfryer

Na airfryer, o cozimento acontece por meio da circulação em alta velocidade de ar quente. 

Mesmo assim, em alguns casos, pode ser necessário a adição de uma pequena quantidade de óleo (quando não há essa necessidade, a gordura do próprio alimento é utilizada).

Fritadeira elétrica tradicional

Já na fritadeira elétrica com óleo, os alimentos são submergidos no óleo. E, ainda que seja utilizada uma quantidade de gordura melhor em comparação às panelas comuns, o procedimento é o mesmo.

Em suma, a fritadeira elétrica com óleo é mais utilizada em lanchonetes e restaurantes, enquanto a airfryer é mais indicada para uso doméstico.

Confira abaixo as principais diferenças entre a airfryer e a fritadeira elétrica tradicional.

Características Fritadeira elétrica tradicional Airfryer
É elétrica? Sim Sim
Utiliza óleo? Sim Geralmente não

Principais vantagens

Deixa os alimentos mais saborosos
Faz receitas mais saudáveis e ainda pode grelhar, gratinar e assar
Principais desvantagens Não faz pratos saudáveis Pode exigir um pouco de óleo em certos alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário